sábado, 30 de setembro de 2017

10 MANDAMENTOS DE CINÉFILO "SEGUNDO MARCO CAMPOS":

1. Não ter nenhum tipo de preconceito com relação a filmes. Seja de gênero, época, país de origem ou de qualquer outra ordem.
2. Pesquisar sobre a história do cinema, diretores, atores, estilos, gêneros e tudo que puder. Inclusive a história dos próprios filmes. Em especial aqueles baseados em fatos em reais para poder comparar o fato em si com a versão apresentada no filme.
3. Entender que cinema é uma manifestação cultural, e sendo assim, há diferenças entre um país ou outro na realização de um filme, não existindo cinema melhor ou pior do que outro, e sim cinemas distintos.
4. Respeitar sempre o gosto particular de outros cinéfilos ou pessoas que viram os filmes. Cada um tem o direito à sua escolha própria que não tem nenhuma obrigação de ser igual à sua.
5. Estar sempre atualizado com as notícias sobre o cinema. Não apenas de novos filmes que serão lançados, mas também de novas técnicas que estão sendo usadas e como elas funcionam.
6. Acompanhar os principais festivais de cinema do mundo e outros tipos de premiações para estar atualizado com o que está acontecendo na indústria cinematográfica.
7. Jamais veja um filme só porque acha um ator ou atriz bonitos, ou porque é fã deles. Isso é coisa de tiete e não de cinéfilo. Veja porque tem interesse no filme e não nos integrantes do elenco.
8. Acabar com o mito de que somente em Hollywood se fazem bons filmes. Isso não é verdade. Além de bons filmes virem de todos os lugares do mundo, Hollywood é somente um distrito da cidade de Los Angeles onde estão localizados os maiores estúdios do mundo. Nem estúdio exatamente Hollywood é. Muitos outros estúdios americanos estão fora de lá, o que os colocaria na turma dos não sabem fazer bons filmes contrariando esse pensamento equivocado. É aceitável dizer que lá é onde se mais investe em cinema, mas isso não é sinônimo de qualidade artística.
9. Ao ver filmes antigos ou que mostrem momentos históricos, considerar dois dados importantes. Sempre se transportar para a época em que foi feito, não exigindo do filme avanços tecnológicos que não existiam no período. Se transportar para a época que o filme retrata, buscando entender a história dentro do contexto do período retratado e não com pensamentos dos nossos tempos.
10. Ver, no mínimo, cinco novos filmes por semana, os quais nunca viu antes.