terça-feira, 12 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR ATOR AO OSCAR:

1928-29: Buster Keaton (O Homem das Novidades; Marinheiro de Encomenda) (não foi indicado), ao invés de Warner Baxter (No Velho Arizona)

1929-30: Lew Ayres (Sem Novidade no Front) (não foi indicado), ao invés de George Arliss (Disraeli)

1930-31: Charles Chaplin (Luzes da Cidade) (não foi indicado) e/ou James Cagney (Inimigo Público) (não foi indicado), ao invés de Lionel Barrymore (Uma Alma Livre)

1932-33: Paul Muni (O Fugitivo), ao invés de Charles Laughton (Os Amores de Henrique VIII)

1935: Charles Laughton (O Grande Motim) e/ou Clark Gable (O Grande Motim) e/ou Fred Astaire (O Picolino) (não foi indicado), ao invés de Victor McLaglen (O Delator)

1936: William Powell (Irene – A Teimosa) e/ou Gary Cooper (O Galante Mr. Deeds) e/ou Charles Chaplin (Tempos Modernos) (não foi indicado), ao invés de Paul Muni (A História de Louis Pasteur)

1938: James Cagney (Anjos de Cara Suja), ao invés de Spencer Tracy (Com os Braços Abertos)

1939: Clark Gable (...E o Vento Levou) e/ou James Stewart (A Mulher Faz o Homem) e/ou Laurence Olivier (O Morro dos Ventos Uivantes), ao invés de Robert Donat (Adeus, Mr. Chips)

1940: Charles Chaplin (O Grande Ditador) e/ou Henry Fonda (As Vinhas da Ira) e/ou Cary Grant (Jejum de Amor) (não foi indicado), ao invés de James Stewart (Núpcias de Escândalo)

1941: Orson Welles (Cidadão Kane), ao invés de Gary Cooper (Sargento York)

1943: Humphrey Bogart (Casablanca), ao invés de Paul Lukas (Horas de Tormenta)

1944: Charles Boyer (À Meia Luz) e/ou Fred MacMurray (Pacto de Sangue) (não foi indicado), ao invés de Bing Crosby (O Bom Pastor)

1946: James Stewart (A Felicidade Não se Compra) e/ou Cary Grant (Interlúdio) (não foi indicado), ao invés de Fredric March (Os Melhores Anos de Nossa Vida)

1947: Robert Mitchum (Fuga do Passado) (não foi indicado) e/ou Charles Chaplin (Monsieur Verdoux) (não foi indicado), ao invés de Ronald Colman (Fatalidade)

1948: Montgomery Clift (Perdidos na Tormenta) e/ou Humphrey Bogart (O Tesouro da Sierra Madre) (não foi indicado) e/ou Burt Lancaster (Uma Vida por um Fio) (não foi indicado), ao invés de Laurence Olivier (Hamlet)

1949: Kirk Douglas (O Invencível) e/ou Gregory Peck (Almas em Chamas), ao invés de Broderick Crawford (A Grande Ilusão)

1950: William Holden (Crepúsculo dos Deuses) e/ou James Stewart (Meu Amigo Harvey), ao invés de José Ferrer (Cyrano de Bergerac)

1951: Marlon Brando (Uma Rua Chamada Pecado) e/ou Montgomery Clift (Um Lugar ao Sol), ao invés de Humphrey Bogart (Uma Aventura na África)

1955: James Dean (Vidas Amargas; Juventude Transviada (não foi indicado)) e/ou Robert Mitchum (O Mensageiro do Diabo) (não foi indicado), ao invés de Ernest Borgnine (Marty)

1956: Rock Hudson (Assim Caminha a Humanidade) e/ou James Dean (Assim Caminha a Humanidade) e/ou Charlton Heston (Os Dez Mandamentos) (não foi indicado), ao invés de Yul Brynner (O Rei e Eu)

1958: Paul Newman (Gata em Teto de Zinco Quente) e/ou Tony Curtis (Acorrentados) e/ou Sidney Poitier (Acorrentados), ao invés de David Niven (Vidas Separadas)

1959: Jack Lemmon (Quanto Mais Quente Melhor) e/ou James Stewart (Anatomia de um Crime) e/ou Cary Grant (Intriga Internacional) (não foi indicado), ao invés de Charlton Heston (Ben-Hur)

1960: Jack Lemmon (Se Meu Apartamento Falasse) e/ou Anthony Perkins (Psicose) (não foi indicado), ao invés de Burt Lancaster (Entre Deus e o Pecado)

1961: Paul Newman (Desafio à Corrupção) e/ou Spencer Tracy (Julgamento em Nuremberg) e/ou Burt Lancaster (Julgamento em Nuremberg) (não foi indicado), ao invés de Maximilian Schell (Julgamento em Nuremberg)

1964: Peter Sellers (Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba) e/ou Richard Burton (Becket – O Favorito do Rei) e/ou Peter O'Toole (Becket – O Favorito do Rei), ao invés de Rex Harrison (Minha Bela Dama)

1965: Rod Steiger (O Homem do Prego) e/ou Richard Burton (O Espião que Saiu do Frio) e/ou Omar Sharif (Doutor Jivago) (não foi indicado), ao invés de Lee Marvin (Dívida de Sangue)

1966: Richard Burton (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?) e/ou Steve McQueen (O Canhoneiro do Yang-Tsé) e/ou Michael Caine (Como Conquistar as Mulheres), ao invés de Paul Scofield (O Homem que Não Vendeu sua Alma)

1967: Dustin Hoffman (A Primeira Noite de um Homem) e/ou Paul Newman (Rebeldia Indomável) e/ou Sidney Poitier (No Calor da Noite) (não foi indicado), ao invés de Rod Steiger (No Calor da Noite)

1968: Peter O'Toole (O Leão no Invernoe/ou Alan Arkin (Por que tem de ser assim?), ao invés de Cliff Robertson (Os Dois Mundos de Charly)

1969: Dustin Hoffman (Perdidos na Noite) e/ou Jon Voight (Perdidos na Noite), ao invés de John Wayne (Bravura Indômita)

1971: Malcolm McDowell (Laranja Mecânica) (não foi indicado), ao invés de Gene Hackman (Operação França)

1973: Al Pacino (Serpico) e/ou Jack Nicholson (A Última Missão) e/ou Robert Redford (Golpe de Mestre), ao invés de Jack Lemmon (Sonhos do Passado)

1974: Al Pacino (O Poderoso Chefão: Parte II) e/ou Jack Nicholson (Chinatown) e/ou Gene Hackman (A Conversação) (não foi indicado), ao invés de Art Carney (Harry – O Amigo de Tonto)

1977: Woody Allen (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) e/ou John Travolta (Os Embalos de Sábado à Noite) e/ou Richard Dreyfuss (Contatos Imediatos do Terceiro Grau) (não foi indicado), ao invés de Richard Dreyfuss (A Garota do Adeus)

1979: Peter Sellers (Muito Além do Jardim) e/ou Martin Sheen (Apocalypse Now) (não foi indicado), ao invés de Dustin Hoffman (Kramer vs. Kramer)

1986: William Hurt (Filhos do Silêncio) e/ou Sean Connery (O Nome da Rosa) (não foi indicado) e/ou Gary Oldman (Sid & Nancy – O Amor Mata) (não foi indicado), ao invés de Paul Newman (A Cor do Dinheiro)

1987: Robin Williams (Bom Dia, Vietnã), ao invés de Michael Douglas (Wall Street: Poder e Cobiça)

1992: Denzel Washington (Malcolm X) e/ou Clint Eastwood (Os Imperdoáveis) e/ou Robert Downey Jr. (Chaplin), ao invés de Al Pacino (Perfume de Mulher)

1993: Liam Neeson (A Lista de Schindler) e/ou Daniel Day-Lewis (Em Nome do Pai) e/ou Anthony Hopkins (Vestígios do Dia), ao invés de Tom Hanks (Filadélfia)

1995: Sean Penn (Os Últimos Passos de um Homem) e/ou Anthony Hopkins (Nixon) e/ou Mel Gibson (Coração Valente) (não foi indicado), ao invés de Nicolas Cage (Despedida em Las Vegas)

1997: Matt Damon (Gênio Indomável), ao invés de Jack Nicholson (Melhor é Impossível)

1998: Edward Norton (A Outra História Americana) e/ou Tom Hanks (O Resgate do Soldado Ryan) e/ou Jim Carrey (O Show de Truman: O Show da Vida) (não foi indicado), ao invés de Roberto Benigni (A Vida é Bela)

2000: Tom Hanks (Náufrago) e/ou Javier Bardem (Antes do Anoitecer) e/ou Christian Bale (Psicopata Americano) (não foi indicado), ao invés de Russell Crowe (Gladiador)

2001: Russell Crowe (Uma Mente Brilhante), ao invés de Denzel Washington (Dia de Treinamento)

2002: Daniel Day-Lewis (Gangues de Nova York) e/ou Jack Nicholson (As Confissões de Schmidt) e/ou Leonardo DiCaprio (Prenda-me se for Capaz) (não foi indicado), ao invés de Adrien Brody (O Pianista)

2003: Johnny Depp (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra) e/ou Bill Murray (Encontros e Desencontros), ao invés de Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos)

2008: Mickey Rourke (O Lutador) e/ou Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button) e/ou Colin Farrell (Na Mira do Chefe) (não foi indicado), ao invés de Sean Penn (Milk: A Voz da Igualdade)

2009: Colin Firth (Direito de Amar) e/ou Morgan Freeman (Invictus) e/ou Brad Pitt (Bastardos Inglórios) (não foi indicado), ao invés de Jeff Bridges (Coração Louco)

2011: Gary Oldman (O Espião Que Sabia Demais) e/ou Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo) e/ou Michael Fassbender (Shame) (não foi indicado), ao invés de Jean Dujardin (O Artista)

2012: Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) e/ou Joaquin Phoenix (O Mestre), ao invés de Daniel Day-Lewis (Lincoln)

2018: Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela) e/ou Christian Bale (Vice) e/ou Viggo Mortensen (Green Book: O Guia), ao invés de Rami Malek (Bohemian Rhapsody) 

segunda-feira, 11 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR DIRETOR AO OSCAR:

1927-28: – Drama: Fritz Lang (Metrópolis(não foi indicado), ao invés de Frank Borzage (Sétimo Céu)

               – Comédia: Ted Wilde (O Ás da Velocidade), ao invés de Lewis Milestone (Dois Cavaleiros Árabes)

1928-29: Carl Theodor Dreyer (O Martírio de Joana D'Arc) (não foi indicado), ao invés de Frank Lloyd (A Dama Divina)

1930-31: Charles Chaplin (Luzes da Cidade) (não foi indicado), ao invés de Norman Taurog (Skippy)

1931-32: Josef von Sternberg (O Expresso de Shanghai) e/ou Howard Hawks (Scarface: A Vergonha de uma Nação) (não foi indicado), ao invés de Frank Borzage (Depois do Casamento)

1932-33: Fritz Lang (M – O Vampiro de Dusseldorf) (não foi indicado) e/ou Mervyn LeRoy (O Fugitivo) (não foi indicado), ao invés de Frank Lloyd (Cavalgada)

1936: William Wyler (Fogo de Outono) e/ou Charles Chaplin (Tempos Modernos) (não foi indicado), ao invés de Frank Capra (O Galante Mr. Deeds)

1937: Gregory La Cava (No Teatro da Vida), ao invés de Leo McCarey (Cupido é Moleque Teimoso)

1938: Michael Curtiz (Anjos de Cara Suja) e/ou Jean Renoir (A Grande Ilusão) (não foi indicado), ao invés de Frank Capra (Do Mundo Nada se Leva)

1939: Frank Capra (A Mulher Faz o Homem) e/ou John Ford (No Tempo das Diligências) e/ou William Wyler (O Morro dos Ventos Uivantes), ao invés de Victor Fleming (...E o Vento Levou)

1941: Orson Welles (Cidadão Kane) e/ou John Huston (Relíquia Macabra (O Falcão Maltês)) (não foi indicado), ao invés de John Ford (Como Era Verde o Meu Vale)

1942: Michael Curtiz (A Canção da Vitória), ao invés de William Wyler (Rosa de Esperança)

1944: Billy Wilder (Pacto de Sangue) e/ou Alfred Hitchcock (Um Barco e Nove Destinos), ao invés de Leo McCarey (O Bom Pastor)

1946: Frank Capra (A Felicidade Não se Compra), ao invés de William Wyler (Os Melhores Anos de Nossa Vida)

1947: David Lean (Grandes Esperanças), ao invés de Elia Kazan (A Luz é para Todos)

1949: William Wyler (Tarde Demais) e/ou Robert Rossen (A Grande Ilusão) e/ou Carol Reed (O Ídolo Caído), ao invés de Joseph L. Mankiewicz (Quem é o Infiel?)

1950: Billy Wilder (Crepúsculo dos Deuses) e/ou Carol Reed (O 3º Homem), ao invés de Joseph L. Mankiewicz (A Malvada)

1951: Elia Kazan (Uma Rua Chamada Pecado) e/ou John Huston (Uma Aventura na África), ao invés de George Stevens (Um Lugar ao Sol)

1952: Fred Zinnemann (Matar ou Morrer), ao invés de John Ford (Depois do Vendaval)

1954: Alfred Hitchcock (Janela Indiscreta), ao invés de Elia Kazan (Sindicato de Ladrões)

1955: Nicholas Ray (Juventude Transviada) (não foi indicado) e/ou Charles Laughton (O Mensageiro do Diabo) (não foi indicado), ao invés de Delbert Mann (Marty)

1957: Sidney Lumet (12 Homens e uma Sentença), ao invés de David Lean (A Ponte do Rio Kwai)

1958: Alfred Hitchcock (Um Corpo que Cai) (não foi indicado), ao invés de Vincente Minnelli (Gigi)

1960: Alfred Hitchcock (Psicose), ao invés de Billy Wilder (Se Meu Apartamento Falasse)

1963: Federico Fellini (8½) e/ou Alfred Hitchcock (Os Pássaros) (não foi indicado), ao invés de Tony Richardson (As Aventuras de Tom Jones)

1964: Stanley Kubrick (Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba), ao invés de George Cukor (Minha Bela Dama)

1966: Mike Nichols (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?), ao invés de Fred Zinnemann (O Homem que Não Vendeu sua Alma)

1967: Sergio Leone (Três Homens em Conflito) (não foi indicado), ao invés de Mike Nichols (A Primeira Noite de um Homem)

1968: Stanley Kubrick (2001: Uma Odisséia no Espaço), ao invés de Carol Reed (Oliver!)

1971: Stanley Kubrick (Laranja Mecânica) e/ou Peter Bogdanovich (A Última Sessão de Cinema), ao invés de William Friedkin (Operação França)

1972: Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão), ao invés de Bob Fosse (Cabaret)

1973: William Friedkin (O Exorcista), ao invés de George Roy Hill (Golpe de Mestre)

1976: Sidney Lumet (Rede de Intrigas) e/ou Alan J. Pakula (Todos os Homens do Presidente) e/ou Martin Scorsese (Taxi Driver: Motorista de Táxi) (não foi indicado), ao invés de John G. Avildsen (Rocky: Um Lutador)

1978: Alan Parker (O Expresso da Meia-Noite) e/ou Terrence Malick (Cinzas no Paraíso) (não foi indicado), ao invés de Michael Cimino (O Franco Atirador)

1979: Francis Ford Coppola (Apocalypse Now) e/ou Bob Fosse (O Show Deve Continuar) e/ou Ridley Scott (Alien – O 8º Passageiro) (não foi indicado), ao invés de Robert Benton (Kramer vs. Kramer)

1980: Martin Scorsese (Touro Indomável) e/ou David Lynch (O Homem Elefante), ao invés de Robert Redford (Gente como a Gente)

1981: Steven Spielberg (Os Caçadores da Arca Perdida), ao invés de Warren Beatty (Reds)

1982: Steven Spielberg (E.T.: O Extraterrestre), ao invés de Richard Attenborough (Gandhi)

1983: Ingmar Bergman (Fanny e Alexander), ao invés de James L. Brooks (Laços de Ternura)

1985: Akira Kurosawa (Ran) e/ou Robert Zemeckis (De Volta Para O Futuro) (não foi indicado) e/ou Steven Spielberg (A Cor Púrpura) (não foi indicado), ao invés de Sydney Pollack (Entre Dois Amores)

1988: Alan Parker (Mississippi em Chamas), ao invés de Barry Levinson (Rain Man)

1989: Peter Weir (Sociedade dos Poetas Mortos), ao invés de Oliver Stone (Nascido em 4 de Julho)

1990: Martin Scorsese (Os Bons Companheiros), ao invés de Kevin Costner (Dança com Lobos)

1994: Quentin Tarantino (Pulp Fiction: Tempo de Violência) e/ou Tim Burton (Ed Wood) (não foi indicado), ao invés de Robert Zemeckis (Forrest Gump: O Contador de Histórias)

1995: David Fincher (Seven: Os Sete Crimes Capitais) (não foi indicado), ao invés de Mel Gibson (Coração Valente)

1996: Joel Coen (Fargo: Uma Comédia de Erros) e/ou Mike Leigh (Segredos e Mentiras) e/ou Milos Forman (O Povo Contra Larry Flint), ao invés de Anthony Minghella (O Paciente Inglês)

1997: Paul Thomas Anderson (Boogie Nights: Prazer Sem Limites) (não foi indicado), ao invés de James Cameron (Titanic)

1999: David Fincher (Clube da Luta) (não foi indicado), ao invés de Sam Mendes (Beleza Americana)

2000: Ang Lee (O Tigre e o Dragão) e/ou Ridley Scott (Gladiador), ao invés de Steven Soderbergh (Traffic: Ninguém Sai Limpo)

2001: Peter Jackson (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel) e/ou Ridley Scott (Falcão Negro em Perigo) e/ou David Lynch (Cidade dos Sonhos), ao invés de Ron Howard (Uma Mente Brilhante)

2008: David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button) e/ou Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas) (não foi indicado), ao invés de Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)

2009: Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) e/ou James Cameron (Avatar), ao invés de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)

2010: David Fincher (A Rede Social) e/ou Christopher Nolan (A Origem) (não foi indicado), ao invés de Tom Hooper (O Discurso do Rei)

2011: Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret), ao invés de Michel Hazanavicius (O Artista)

2014: Richard Linklater (Boyhood: Da Infância à Juventude) e/ou Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste), ao invés de Alejandro G. Iñárritu (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância))

2018: Spike Lee (Infiltrado na Klan), ao invés de Alfonso Cuarón (Roma)

2020: Thomas Vinterberg (Druk – Mais Uma Rodada) e/ou Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago) (não foi indicado), ao invés de Chloé Zhao (Nomadland)

2021: Kenneth Branagh (Belfast) e/ou Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car) e/ou Denis Villeneuve (Duna) (não foi indicado), ao invés de Jane Campion (Ataque dos Cães)

2022: Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin) e/ou Steven Spielberg (Os Fabelmans) e/ou Todd Field (Tár), ao invés de Daniel Kwan, Daniel Scheinert (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) 

domingo, 10 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR FILME AO OSCAR:

1927-28: Metrópolis (não foi indicado), ao invés de Asas 

1928-29: O Martírio de Joana D'Arc (não foi indicado), ao invés de Melodia da Broadway 

1930-31: Luzes da Cidade (não foi indicado), ao invés de Cimarron

1931-32: Scarface: A Vergonha de uma Nação (não foi indicado), ao invés de Grande Hotel

1932-33: O Fugitivo e/ou M – O Vampiro de Dusseldorf (não foi indicado), ao invés de Cavalgada

1935: O Picolino, ao invés de O Grande Motim

1936: Tempos Modernos (não foi indicado), ao invés de Ziegfeld – O Criador de Estrelas

1937: No Teatro da Vida e/ou Cupido é Moleque Teimoso, ao invés de A Vida de Emile Zola

1938: A Grande Ilusão e/ou Anjos de Cara Suja (não foi indicado), ao invés de Do Mundo Nada se Leva

1940: As Vinhas da Ira e/ou O Grande Ditador e/ou Núpcias de Escândalo, ao invés de Rebecca – A Mulher Inesquecível

1941: Cidadão Kane e/ou Relíquia Macabra (O Falcão Maltês), ao invés de Como Era Verde o Meu Vale

1942: A Canção da Vitória, ao invés de Rosa de Esperança

1944: Pacto de Sangue, ao invés de O Bom Pastor 

1946: A Felicidade Não se Compra, ao invés de Os Melhores Anos de Nossa Vida

1947: De Ilusão Também se Vive e/ou Grandes Esperanças, ao invés de A Luz é para Todos

1948: O Tesouro da Sierra Madre, ao invés de Hamlet

1949: Tarde Demais, ao invés de A Grande Ilusão 

1950: Crepúsculo dos Deuses, ao invés de A Malvada

1951: Uma Rua Chamada Pecado e/ou Um Lugar ao Sol, ao invés de Sinfonia de Paris 

1952: Matar ou Morrer e/ou Cantando na Chuva (não foi indicado), ao invés de O Maior Espetáculo da Terra 

1955: Juventude Transviada (não foi indicado) e/ou O Mensageiro do Diabo (não foi indicado), ao invés de Marty

1956: Assim Caminha a Humanidade e/ou Os Dez Mandamentos, ao invés de A Volta ao Mundo em 80 Dias 

1957: 12 Homens e uma Sentença, ao invés de A Ponte do Rio Kwai

1958: Um Corpo que Cai (não foi indicado), ao invés de Gigi

1960: Psicose (não foi indicado), ao invés de Se Meu Apartamento Falasse 

1963: Fugindo do Inferno (não foi indicado) e/ou 8½ (não foi indicado), ao invés de As Aventuras de Tom Jones 

1964: Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba e/ou Mary Poppins, ao invés de Minha Bela Dama

1965: Doutor Jivago, ao invés de A Noviça Rebelde 

1966: Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, ao invés de O Homem que Não Vendeu sua Alma 

1967: A Primeira Noite de um Homem e/ou Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas e/ou Três Homens em Conflito (não foi indicado), ao invés de No Calor da Noite

1968: 2001: Uma Odisséia no Espaço (não foi indicado), ao invés de Oliver! 

1971: Laranja Mecânica e/ou A Última Sessão de Cinema, ao invés de Operação França 

1973: O Exorcista, ao invés de Golpe de Mestre 

1976: Rede de Intrigas e/ou Taxi Driver: Motorista de Táxi e/ou Todos os Homens do Presidente, ao invés de Rocky: Um Lutador

1977: Guerra nas Estrelas, ao invés de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

1979: Apocalypse Now, ao invés de Kramer vs. Kramer

1980: Touro Indomável, ao invés de Gente como a Gente 

1981: Os Caçadores da Arca Perdida, ao invés de Carruagens de Fogo

1982: E.T.: O Extraterrestre, ao invés de Gandhi 

1983: Os Eleitos: Onde o Futuro Começa e/ou Fanny e Alexander (não foi indicado), ao invés de Laços de Ternura

1985: A Cor Púrpura e/ou De Volta Para O Futuro (não foi indicado), ao invés de Entre Dois Amores

1988: Mississippi em Chamas, ao invés de Rain Man

1989: Sociedade dos Poetas Mortos, ao invés de Conduzindo Miss Daisy

1990: Os Bons Companheiros, ao invés de Dança com Lobos  

1994: Pulp Fiction: Tempo de Violência e/ou Um Sonho de Liberdade, ao invés de Forrest Gump: O Contador de Histórias

1995: Seven: Os Sete Crimes Capitais (não foi indicado), ao invés de Coração Valente

1996: Fargo: Uma Comédia de Erros, ao invés de O Paciente Inglês 

1997: Los Angeles: Cidade Proibida, ao invés de Titanic

1998: O Resgate do Soldado Ryan, ao invés de Shakespeare Apaixonado

1999: À Espera de um Milagre e/ou Clube da Luta (não foi indicado), ao invés de Beleza Americana

2001: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e/ou Amnésia (não foi indicado), ao invés de Uma Mente Brilhante 

2002: O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e/ou O Pianista e/ou Gangues de Nova York, ao invés de Chicago 

2005: O Segredo de Brokeback Mountain, ao invés de Crash: No Limite

2008: O Curioso Caso de Benjamin Button e/ou Batman: O Cavaleiro das Trevas (não foi indicado), ao invés de Quem Quer Ser um Milionário?

2009: Avatar e/ou Bastardos Inglórios, ao invés de Guerra ao Terror

2010: A Rede Social e/ou A Origem, ao invés de O Discurso do Rei

2011: A Invenção de Hugo Cabret, ao invés de O Artista

2012: Django Livre e/ou As Aventuras de Pi, ao invés de Argo

2014: Boyhood: Da Infância à Juventude e/ou O Grande Hotel Budapeste, ao invés de Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) 

2015: O Regresso e/ou Mad Max: Estrada da Fúria, ao invés de Spotlight: Segredos Revelados 

2016: La La Land: Cantando Estações e/ou Manchester à Beira-Mar e/ou Lion: Uma Jornada para Casa, ao invés de Moonlight: Sob a Luz do Luar

2017: Três Anúncios para um Crime e/ou Dunkirk e/ou Corra!, ao invés de A Forma da Água 

2018: Roma e/ou Infiltrado na Klan, ao invés de Green Book: O Guia

2020: Meu Pai, ao invés de Nomadland

2021: Duna e/ou Drive My Car e/ou Belfast, ao invés de No Ritmo do Coração

2022: Os Banshees de Inisherin e/ou Os Fabelmans e/ou Nada de Novo no Front, ao invés de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

ESCOLHAS ALTERNATIVAS PARA OS VENCEDORES DO OSCAR DE 2022:

Melhor Filme: Os Banshees de Inisherin e/ou Os Fabelmans e/ou Nada de Novo no Front

Melhor Diretor: Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin) e/ou Steven Spielberg (Os Fabelmans) e/ou Todd Field (Tár)

Melhor Ator: Brendan Fraser (A Baleia)

Melhor Atriz: Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Atriz Coadjuvante: Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Roteiro Original: Os Banshees de Inisherin (Martin McDonagh) e/ou Os Fabelmans (Steven Spielberg, Tony Kushner) e/ou Tár (Todd Field)

Melhor Roteiro Adaptado: Nada de Novo no Front (Edward Berger, Lesley Paterson, Ian Stokell)

Melhor Filme Internacional: Nada de Novo no Front (Alemanha)

Melhor Filme de Animação: Pinóquio por Guillermo del Toro

Melhor Fotografia: Top Gun: Maverick (Claudio Miranda) (não foi indicado)

Melhor Desenho de Produção: Nada de Novo no Front

Melhor Figurino: Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Melhor Maquiagem e Penteado: A Baleia

Melhor Montagem: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Paul Rogers)

Melhores Efeitos Visuais: Avatar: O Caminho da Água

Melhor Som: Top Gun: Maverick

Melhor Trilha Sonora Original: Nada de Novo no Front (Volker Bertelmann) e/ou Batman (Michael Giacchino) (não foi indicado)

Melhor Canção Original: RRR: Revolta, Rebelião, Revolução (Por canção "Naatu Naatu".)

Melhor Documentário: Navalny

Melhor Documentário de Curta-Metragem: Como Cuidar de um Bebê Elefante

Melhor Animação de Curta-Metragem: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo 

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

ESCOLHAS ALTERNATIVAS PARA OS VENCEDORES DO OSCAR DE 2021:

Melhor Filme: Duna e/ou Drive My Car e/ou Belfast

Melhor Diretor: Kenneth Branagh (Belfast) e/ou Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car) e/ou Denis Villeneuve (Duna) (não foi indicado)

Melhor Ator: Will Smith (King Richard: Criando Campeãs)

Melhor Atriz: Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)

Melhor Ator Coadjuvante: Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)

Melhor Atriz Coadjuvante: Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor)

Melhor Roteiro Original: Belfast (Kenneth Branagh)

Melhor Roteiro Adaptado: Drive My Car (Ryûsuke Hamaguchi, Takamasa Ôe)

Melhor Filme Internacional: Drive My Car (Japão)

Melhor Filme de Animação: Encanto

Melhor Fotografia: Duna (Greig Fraser)

Melhor Desenho de Produção: Duna

Melhor Figurino: Cruella

Melhor Maquiagem e Penteado: Os Olhos de Tammy Faye

Melhor Montagem: Duna (Joe Walker)

Melhores Efeitos Visuais: Duna e/ou Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Melhor Som: Duna

Melhor Trilha Sonora Original: Duna (Hans Zimmer)

Melhor Canção Original: 007: Sem Tempo Para Morrer (Por canção "No Time to Die".)

Melhor Documentário: Summer of Soul (...ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)

Melhor Animação de Curta-Metragem: A Sabiá Sabiazinha

terça-feira, 31 de outubro de 2023

ESCOLHAS ALTERNATIVAS PARA OS VENCEDORES DO OSCAR DE 2020:

Melhor Filme: Meu Pai

Melhor Diretor: Thomas Vinterberg (Druk – Mais Uma Rodada) e/ou Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago) (não foi indicado)

Melhor Ator: Anthony Hopkins (Meu Pai)

Melhor Atriz: Carey Mulligan (Bela Vingança)

Melhor Ator Coadjuvante: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro)

Melhor Atriz Coadjuvante: Yuh-Jung Youn (Minari: Em Busca da Felicidade)

Melhor Roteiro Original: Bela Vingança (Emerald Fennell)

Melhor Roteiro Adaptado: Meu Pai (Christopher Hampton, Florian Zeller)

Melhor Filme Internacional: Druk – Mais Uma Rodada (Dinamarca)

Melhor Filme de Animação: Soul

Melhor Fotografia: Mank (Erik Messerschmidt)

Melhor Desenho de Produção: Mank

Melhor Figurino: A Voz Suprema do Blues

Melhor Maquiagem e Penteado: A Voz Suprema do Blues

Melhor Montagem: O Som do Silêncio (Mikkel E.G. Nielsen)

Melhores Efeitos Visuais: Tenet

Melhor Som: O Som do Silêncio

Melhor Trilha Sonora Original: Soul (Trent Reznor, Atticus Ross, Jon Batiste)

Melhor Canção Original: Judas e o Messias Negro (Por canção "Fight for You".)

Melhor Documentário: Professor Polvo

Melhor Animação de Curta-Metragem: Se Algo Acontecer... Te Amo

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

ESCOLHAS ALTERNATIVAS PARA OS VENCEDORES DO OSCAR DE 2019:

Melhor FilmeParasita

Melhor Diretor: Bong Joon Ho (Parasita)

Melhor Ator: Joaquin Phoenix (Coringa)

Melhor Atriz: Scarlett Johansson (História de um Casamento) e/ou Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres)

Melhor Ator Coadjuvante: Brad Pitt (Era Uma Vez Em... Hollywood)

Melhor Atriz Coadjuvante: Florence Pugh (Adoráveis Mulheres) e/ou Margot Robbie (Era Uma Vez Em... Hollywood) (não foi indicada)

Melhor Roteiro Original: Parasita (Bong Joon Ho, Jin-won Hann)

Melhor Roteiro Adaptado: O Irlandês (Steven Zaillian)

Melhor Filme Internacional: Parasita (Coreia do Sul)

Melhor Filme de Animação: Klaus

Melhor Fotografia: 1917 (Roger Deakins)

Melhor Desenho de Produção: Era Uma Vez Em... Hollywood

Melhor Figurino: Adoráveis Mulheres

Melhor Maquiagem e Penteado: Coringa

Melhor Montagem: Ford vs Ferrari (Andrew Buckland, Michael McCusker)

Melhores Efeitos Visuais: Vingadores: Ultimato

Melhor Edição de Som: Ford vs Ferrari e/ou 1917 

Melhor Mixagem de Som: 1917 

Melhor Trilha Sonora Original: Coringa (Hildur Guðnadóttir)

Melhor Canção Original: Rocketman (Por canção "I'm Gonna Love Me Again".)

Melhor Documentário: Indústria Americana

Melhor Curta-Metragem: A Janela dos Vizinhos

Melhor Animação de Curta-Metragem: Hair Love