segunda-feira, 11 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR DIRETOR AO OSCAR:

1927-28: – Drama: Fritz Lang (Metrópolis(não foi indicado), ao invés de Frank Borzage (Sétimo Céu)

               – Comédia: Ted Wilde (O Ás da Velocidade), ao invés de Lewis Milestone (Dois Cavaleiros Árabes)

1928-29: Carl Theodor Dreyer (O Martírio de Joana D'Arc) (não foi indicado), ao invés de Frank Lloyd (A Dama Divina)

1930-31: Charles Chaplin (Luzes da Cidade) (não foi indicado), ao invés de Norman Taurog (Skippy)

1931-32: Josef von Sternberg (O Expresso de Shanghai) e/ou Howard Hawks (Scarface: A Vergonha de uma Nação) (não foi indicado), ao invés de Frank Borzage (Depois do Casamento)

1932-33: Fritz Lang (M – O Vampiro de Dusseldorf) (não foi indicado) e/ou Mervyn LeRoy (O Fugitivo) (não foi indicado), ao invés de Frank Lloyd (Cavalgada)

1936: William Wyler (Fogo de Outono) e/ou Charles Chaplin (Tempos Modernos) (não foi indicado), ao invés de Frank Capra (O Galante Mr. Deeds)

1937: Gregory La Cava (No Teatro da Vida), ao invés de Leo McCarey (Cupido é Moleque Teimoso)

1938: Michael Curtiz (Anjos de Cara Suja) e/ou Jean Renoir (A Grande Ilusão) (não foi indicado), ao invés de Frank Capra (Do Mundo Nada se Leva)

1939: Frank Capra (A Mulher Faz o Homem) e/ou John Ford (No Tempo das Diligências) e/ou William Wyler (O Morro dos Ventos Uivantes), ao invés de Victor Fleming (...E o Vento Levou)

1941: Orson Welles (Cidadão Kane) e/ou John Huston (Relíquia Macabra (O Falcão Maltês)) (não foi indicado), ao invés de John Ford (Como Era Verde o Meu Vale)

1942: Michael Curtiz (A Canção da Vitória), ao invés de William Wyler (Rosa de Esperança)

1944: Billy Wilder (Pacto de Sangue) e/ou Alfred Hitchcock (Um Barco e Nove Destinos), ao invés de Leo McCarey (O Bom Pastor)

1946: Frank Capra (A Felicidade Não se Compra), ao invés de William Wyler (Os Melhores Anos de Nossa Vida)

1947: David Lean (Grandes Esperanças), ao invés de Elia Kazan (A Luz é para Todos)

1949: William Wyler (Tarde Demais) e/ou Robert Rossen (A Grande Ilusão) e/ou Carol Reed (O Ídolo Caído), ao invés de Joseph L. Mankiewicz (Quem é o Infiel?)

1950: Billy Wilder (Crepúsculo dos Deuses) e/ou Carol Reed (O 3º Homem), ao invés de Joseph L. Mankiewicz (A Malvada)

1951: Elia Kazan (Uma Rua Chamada Pecado) e/ou John Huston (Uma Aventura na África), ao invés de George Stevens (Um Lugar ao Sol)

1952: Fred Zinnemann (Matar ou Morrer), ao invés de John Ford (Depois do Vendaval)

1954: Alfred Hitchcock (Janela Indiscreta), ao invés de Elia Kazan (Sindicato de Ladrões)

1955: Nicholas Ray (Juventude Transviada) (não foi indicado) e/ou Charles Laughton (O Mensageiro do Diabo) (não foi indicado), ao invés de Delbert Mann (Marty)

1957: Sidney Lumet (12 Homens e uma Sentença), ao invés de David Lean (A Ponte do Rio Kwai)

1958: Alfred Hitchcock (Um Corpo que Cai) (não foi indicado), ao invés de Vincente Minnelli (Gigi)

1960: Alfred Hitchcock (Psicose), ao invés de Billy Wilder (Se Meu Apartamento Falasse)

1963: Federico Fellini (8½) e/ou Alfred Hitchcock (Os Pássaros) (não foi indicado), ao invés de Tony Richardson (As Aventuras de Tom Jones)

1964: Stanley Kubrick (Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba), ao invés de George Cukor (Minha Bela Dama)

1966: Mike Nichols (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?), ao invés de Fred Zinnemann (O Homem que Não Vendeu sua Alma)

1967: Sergio Leone (Três Homens em Conflito) (não foi indicado), ao invés de Mike Nichols (A Primeira Noite de um Homem)

1968: Stanley Kubrick (2001: Uma Odisséia no Espaço), ao invés de Carol Reed (Oliver!)

1971: Stanley Kubrick (Laranja Mecânica), ao invés de William Friedkin (Operação França)

1972: Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão), ao invés de Bob Fosse (Cabaret)

1973: William Friedkin (O Exorcista), ao invés de George Roy Hill (Golpe de Mestre)

1976: Sidney Lumet (Rede de Intrigas) e/ou Alan J. Pakula (Todos os Homens do Presidente) e/ou Martin Scorsese (Taxi Driver: Motorista de Táxi) (não foi indicado), ao invés de John G. Avildsen (Rocky: Um Lutador)

1978: Alan Parker (O Expresso da Meia-Noite) e/ou Terrence Malick (Cinzas no Paraíso) (não foi indicado), ao invés de Michael Cimino (O Franco Atirador)

1979: Francis Ford Coppola (Apocalypse Now) e/ou Bob Fosse (O Show Deve Continuar) e/ou Ridley Scott (Alien – O 8º Passageiro) (não foi indicado), ao invés de Robert Benton (Kramer vs. Kramer)

1980: Martin Scorsese (Touro Indomável) e/ou David Lynch (O Homem Elefante), ao invés de Robert Redford (Gente como a Gente)

1981: Steven Spielberg (Os Caçadores da Arca Perdida), ao invés de Warren Beatty (Reds)

1982: Steven Spielberg (E.T.: O Extraterrestre), ao invés de Richard Attenborough (Gandhi)

1983: Ingmar Bergman (Fanny e Alexander), ao invés de James L. Brooks (Laços de Ternura)

1985: Akira Kurosawa (Ran) e/ou Robert Zemeckis (De Volta Para O Futuro) (não foi indicado) e/ou Steven Spielberg (A Cor Púrpura) (não foi indicado), ao invés de Sydney Pollack (Entre Dois Amores)

1988: Alan Parker (Mississippi em Chamas), ao invés de Barry Levinson (Rain Man)

1989: Peter Weir (Sociedade dos Poetas Mortos), ao invés de Oliver Stone (Nascido em 4 de Julho)

1990: Martin Scorsese (Os Bons Companheiros), ao invés de Kevin Costner (Dança com Lobos)

1994: Quentin Tarantino (Pulp Fiction: Tempo de Violência) e/ou Tim Burton (Ed Wood) (não foi indicado), ao invés de Robert Zemeckis (Forrest Gump: O Contador de Histórias)

1995: David Fincher (Seven: Os Sete Crimes Capitais) (não foi indicado), ao invés de Mel Gibson (Coração Valente)

1996: Joel Coen (Fargo: Uma Comédia de Erros) e/ou Mike Leigh (Segredos e Mentiras) e/ou Milos Forman (O Povo Contra Larry Flint), ao invés de Anthony Minghella (O Paciente Inglês)

1997: Paul Thomas Anderson (Boogie Nights: Prazer Sem Limites) (não foi indicado), ao invés de James Cameron (Titanic)

1999: David Fincher (Clube da Luta) (não foi indicado), ao invés de Sam Mendes (Beleza Americana)

2000: Ang Lee (O Tigre e o Dragão) e/ou Ridley Scott (Gladiador), ao invés de Steven Soderbergh (Traffic: Ninguém Sai Limpo)

2001: Peter Jackson (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel) e/ou Ridley Scott (Falcão Negro em Perigo) e/ou David Lynch (Cidade dos Sonhos), ao invés de Ron Howard (Uma Mente Brilhante)

2008: David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button) e/ou Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas) (não foi indicado), ao invés de Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)

2009: Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) e/ou James Cameron (Avatar), ao invés de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)

2010: David Fincher (A Rede Social) e/ou Christopher Nolan (A Origem) (não foi indicado), ao invés de Tom Hooper (O Discurso do Rei)

2011: Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret), ao invés de Michel Hazanavicius (O Artista)

2014: Richard Linklater (Boyhood: Da Infância à Juventude) e/ou Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste), ao invés de Alejandro G. Iñárritu (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância))

2018: Spike Lee (Infiltrado na Klan), ao invés de Alfonso Cuarón (Roma)

2020: Thomas Vinterberg (Druk – Mais Uma Rodada) e/ou Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago) (não foi indicado), ao invés de Chloé Zhao (Nomadland)

2021: Kenneth Branagh (Belfast) e/ou Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car) e/ou Denis Villeneuve (Duna) (não foi indicado), ao invés de Jane Campion (Ataque dos Cães)

2022: Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin) e/ou Steven Spielberg (Os Fabelmans) e/ou Todd Field (Tár), ao invés de Daniel Kwan, Daniel Scheinert (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário