quinta-feira, 14 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR ATOR COADJUVANTE AO OSCAR:

1936: Mischa Auer (Irene – A Teimosa), ao invés de Walter Brennan (Meu Filho é Meu Rival)

1937: Ralph Bellamy (Cupido é Moleque Teimoso), ao invés de Joseph Schildkraut (A Vida de Emile Zola)

1938: Humphrey Bogart (Anjos de Cara Suja) (não foi indicado), ao invés de Walter Brennan (Romance do Sul)

1940: Jack Oakie (O Grande Ditador), ao invés de Walter Brennan (O Galante Aventureiro)

1941: Sydney Greenstreet (Relíquia Macabra (O Falcão Maltês)), ao invés de Donald Crisp (Como Era Verde o Meu Vale)

1942: Walter Huston (A Canção da Vitória) e/ou Henry Travers (Rosa de Esperança), ao invés de Van Heflin (Estrada Proibida)

1943: Claude Rains (Casablanca), ao invés de Charles Coburn (Original Pecado)

1944: Clifton Webb (Laura) e/ou Edward G. Robinson (Pacto de Sangue) (não foi indicado), ao invés de Barry Fitzgerald (O Bom Pastor)

1946: Claude Rains (Interlúdio), ao invés de Harold Russell (Os Melhores Anos de Nossa Vida)

1949: Ralph Richardson (Tarde Demais), ao invés de Dean Jagger (Almas em Chamas)

1952: Jack Palance (Precipícios d'Alma) e/ou Victor McLaglen (Depois do Vendaval) e/ou Donald O'Connor (Cantando na Chuva) (não foi indicado), ao invés de Anthony Quinn (Viva Zapata!)

1954: Lee J. Cobb (Sindicato de Ladrões) e/ou Karl Malden (Sindicato de Ladrões) e/ou Rod Steiger (Sindicato de Ladrões), ao invés de Edmond O'Brien (A Condessa Descalça)

1957: Sessue Hayakawa (A Ponte do Rio Kwai) e/ou Lee J. Cobb (12 Homens e uma Sentença) (não foi indicado), ao invés de Red Buttons (Sayonara)

1959: George C. Scott (Anatomia de um Crime), ao invés de Hugh Griffith (Ben-Hur)

1961: Montgomery Clift (Julgamento em Nuremberg), ao invés de George Chakiris (Amor, Sublime Amor)

1962: Omar Sharif (Lawrence da Arábia), ao invés de Ed Begley (Doce Pássaro da Juventude)

1963: Roddy McDowall (Cleópatra) (não foi indicado), ao invés de Melvyn Douglas (O Indomado)

1964: George C. Scott (Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba) (não foi indicado), ao invés de Peter Ustinov (Topkapi)

1965: Tom Courtenay (Doutor Jivago) e/ou Alec Guinness (Doutor Jivago) (não foi indicado), ao invés de Martin Balsam (Mil Palhaços)

1967: Gene Hackman (Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas) e/ou John Cassavetes (Os Doze Condenados) e/ou Eli Wallach (Três Homens em Conflito) (não foi indicado), ao invés de George Kennedy (Rebeldia Indomável)

1968: Gene Wilder (Primavera para Hitler), ao invés de Jack Albertson (A História de Três Estranhos)

1969: Jack Nicholson (Sem Destino), ao invés de Gig Young (A Noite dos Desesperados)

1970: Chief Dan George (O Pequeno Grande Homem) e/ou Robert Duvall (M*A*S*H) (não foi indicado) e/ou Karl Malden (Patton – Rebelde ou Herói?) (não foi indicado), ao invés de John Mills (A Filha de Ryan)

1971: Jeff Bridges (A Última Sessão de Cinema) e/ou Roy Scheider (Operação França), ao invés de Ben Johnson (A Última Sessão de Cinema)

1972: Al Pacino (O Poderoso Chefão) e/ou James Caan (O Poderoso Chefão) e/ou Robert Duvall (O Poderoso Chefão), ao invés de Joel Grey (Cabaret)

1973: Max von Sydow (O Exorcista) (não foi indicado), ao invés de John Houseman (O Homem que Eu Escolhi)

1975: John Cazale (Um Dia de Cão) (não foi indicado), ao invés de George Burns (Uma Dupla Desajustada)

1976: Ned Beatty (Rede de Intrigas) e/ou Laurence Olivier (Maratona da Morte) e/ou Robert Duvall (Rede de Intrigas) (não foi indicado), ao invés de Jason Robards (Todos os Homens do Presidente)

1977: Alec Guinness (Guerra nas Estrelas) e/ou Harrison Ford (Guerra nas Estrelas) (não foi indicado) e/ou Anthony Hopkins (Uma Ponte Longe Demais) (não foi indicado), ao invés de Jason Robards (Júlia)

1979: Robert Duvall (Apocalypse Now) e/ou Marlon Brando (Apocalypse Now) (não foi indicado) e/ou John Hurt (Alien – O 8º Passageiro) (não foi indicado), ao invés de Melvyn Douglas (Muito Além do Jardim)

1980: Joe Pesci (Touro Indomável) e/ou Anthony Hopkins (O Homem Elefante) (não foi indicado) e/ou Tommy Lee Jones (O Destino Mudou sua Vida) (não foi indicado), ao invés de Timothy Hutton (Gente como a Gente)

1981: Jack Nicholson (Reds), ao invés de John Gielgud (Arthur – O Milionário Sedutor)

1982: James Mason (O Veredicto), ao invés de Louis Gossett Jr. (A Força do Destino)

1984: John Malkovich (Um Lugar no Coração) e/ou Pat Morita (Karatê Kid: A Hora da Verdade) e/ou James Woods (Era uma Vez na América) (não foi indicado), ao invés de Haing S. Ngor (Os Gritos do Silêncio)

1985: Christopher Lloyd (De Volta Para O Futuro) (não foi indicado) e/ou Danny Glover (A Cor Púrpura) (não foi indicado) e/ou Willem Dafoe (Viver e Morrer em Los Angeles) (não foi indicado), ao invés de Don Ameche (Cocoon)

1986: Willem Dafoe (Platoon) e/ou Dennis Hopper (Momentos Decisivos; Veludo Azul (não foi indicado)), ao invés de Michael Caine (Hannah e suas Irmãs)

1988: River Phoenix (O Peso de um Passado) e/ou Alan Rickman (Duro de Matar) (não foi indicado) e/ou Willem Dafoe (Mississippi em Chamas) (não foi indicado), ao invés de Kevin Kline (Um Peixe Chamado Wanda)

1991: Tommy Lee Jones (JFK: A Pergunta que Não Quer Calar) e/ou Ben Kingsley (Bugsy) e/ou John Goodman (Barton Fink – Delírios de Hollywood) (não foi indicado), ao invés de Jack Palance (Amigos, Sempre Amigos)

1993: Ralph Fiennes (A Lista de Schindler) e/ou Leonardo DiCaprio (Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador) e/ou Pete Postlethwaite (Em Nome do Pai), ao invés de Tommy Lee Jones (O Fugitivo)

1994: Samuel L. Jackson (Pulp Fiction: Tempo de Violência) e/ou Gary Oldman (O Profissional) (não foi indicado), ao invés de Martin Landau (Ed Wood)

1996: William H. Macy (Fargo: Uma Comédia de Erros) e/ou Edward Norton (As Duas Faces de um Crime) e/ou Steve Buscemi (Fargo: Uma Comédia de Erros) (não foi indicado), ao invés de Cuba Gooding Jr. (Jerry Maguire – A Grande Virada)

1998: Ed Harris (O Show de Truman: O Show da Vida) e/ou Billy Bob Thornton (Um Plano Simples) e/ou John Goodman (O Grande Lebowski) (não foi indicado), ao invés de James Coburn (Temporada de Caça)

1999: Tom Cruise (Magnólia) e/ou Michael Clarke Duncan (À Espera de um Milagre) e/ou Haley Joel Osment (O Sexto Sentido), ao invés de Michael Caine (Regras da Vida)

2000: Joaquin Phoenix (Gladiador) e/ou Willem Dafoe (A Sombra do Vampiro) e/ou Albert Finney (Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento), ao invés de Benicio Del Toro (Traffic: Ninguém Sai Limpo)

2001: Ian McKellen (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel) e/ou Ben Kingsley (Sexy Beast) e/ou Steve Buscemi (Ghost World: Aprendendo a Viver) (não foi indicado)ao invés de Jim Broadbent (Iris)

2005: Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain) e/ou Paul Giamatti (A Luta pela Esperança) e/ou William Hurt (Marcas da Violência), ao invés de George Clooney (Syriana – A Indústria do Petróleo)

2015: Tom Hardy (O Regresso), ao invés de Mark Rylance (Ponte dos Espiões)

2016: Dev Patel (Lion: Uma Jornada para Casa) e/ou Jeff Bridges (A Qualquer Custo) e/ou Michael Shannon (Animais Noturnos), ao invés de Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)

quarta-feira, 13 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR ATRIZ AO OSCAR:

1928-29: Maria Falconetti (O Martírio de Joana D'Arc) (não foi indicada), ao invés de Mary Pickford (Coquete)

1929-30: Louise Brooks (A Caixa de Pandora) (não foi indicada), ao invés de Norma Shearer (A Divorciada)

1930-31: Marlene Dietrich (O Anjo Azul) (não foi indicada), ao invés de Marie Dressler (O Lírio do Lodo)

1931-32: Marlene Dietrich (O Expresso de Shanghai) (não foi indicada) e/ou Greta Garbo (Grande Hotel) (não foi indicada), ao invés de Helen Hayes (O Pecado de Madelon Claudet)

1932-33: Greta Garbo (Rainha Christina) (não foi indicada), ao invés de Katharine Hepburn (Manhã de Glória)

1935: Ginger Rogers (O Picolino) (não foi indicada), ao invés de Bette Davis (Perigosa)

1936: Carole Lombard (Irene – A Teimosa), ao invés de Luise Rainer (Ziegfeld – O Criador de Estrelas)

1937: Barbara Stanwyck (Stella Dallas – Mãe Redentora) e/ou Greta Garbo (A Dama das Camélias) e/ou Irene Dunne (Cupido é Moleque Teimoso), ao invés de Luise Rainer (Terra dos Deuses)

1940: Katharine Hepburn (Núpcias de Escândalo) e/ou Rosalind Russell (Jejum de Amor) (não foi indicada) e/ou Margaret Sullavan (A Loja da Esquina) (não foi indicada), ao invés de Ginger Rogers (Kitty Foyle)

1942: Bette Davis (A Estranha Passageira) e/ou Teresa Wright (Ídolo, Amante e Herói) e/ou Katharine Hepburn (A Mulher do Dia), ao invés de Greer Garson (Rosa de Esperança)

1943: Jean Arthur (Original Pecado) e/ou Ingrid Bergman (Casablanca) (não foi indicada), ao invés de Jennifer Jones (A Canção de Bernadette)

1944: Barbara Stanwyck (Pacto de Sangue), ao invés de Ingrid Bergman (À Meia Luz)

1946: Ingrid Bergman (Interlúdio) (não foi indicada) e/ou Donna Reed (A Felicidade Não se Compra) (não foi indicada), ao invés de Olivia de Havilland (Só Resta uma Lágrima)

1947: Deborah Kerr (Narciso Negro) (não foi indicada), ao invés de Loretta Young (Ambiciosa)

1948: Olivia de Havilland (Na Cova da Serpente) e/ou Barbara Stanwyck (Uma Vida por um Fio) e/ou Irene Dunne (A Vida de um Sonho), ao invés de Jane Wyman (Belinda)

1950: Bette Davis (A Malvada) e/ou Anne Baxter (A Malvada) e/ou Gloria Swanson (Crepúsculo dos Deuses), ao invés de Judy Holliday (Nascida Ontem)

1952: Joan Crawford (Precipícios d'Alma) e/ou Debbie Reynolds (Cantando na Chuva) (não foi indicada), ao invés de Shirley Booth (A Cruz da Minha Vida)

1954: Judy Garland (Nasce uma Estrela) e/ou Audrey Hepburn (Sabrina) e/ou Grace Kelly (Disque M para Matar) (não foi indicada), ao invés de Grace Kelly (Amar é Sofrer)

1955: Katharine Hepburn (Quando o Coração Floresce) e/ou Shelley Winters (O Mensageiro do Diabo) (não foi indicada) e/ou Marilyn Monroe (O Pecado Mora ao Lado) (não foi indicada), ao invés de Anna Magnani (A Rosa Tatuada)

1956: Deborah Kerr (O Rei e Eu) e/ou Carroll Baker (Boneca de Carne) e/ou Elizabeth Taylor (Assim Caminha a Humanidade) (não foi indicada), ao invés de Ingrid Bergman (Anastacia – A Princesa Esquecida)

1957: Deborah Kerr (O Céu é Testemunha), ao invés de Joanne Woodward (As Três Máscaras de Eva)

1958: Elizabeth Taylor (Gata em Teto de Zinco Quente) e/ou Rosalind Russell (A Mulher do Século), ao invés de Susan Hayward (Quero Viver!)

1959: Audrey Hepburn (Uma Cruz à Beira do Abismo) e/ou Marilyn Monroe (Quanto Mais Quente Melhor) (não foi indicada), ao invés de Simone Signoret (Almas em Leilão)

1960: Shirley MacLaine (Se Meu Apartamento Falasse), ao invés de Elizabeth Taylor (Disque Butterfield 8)

1961: Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo) e/ou Piper Laurie (Desafio à Corrupção) e/ou Natalie Wood (Clamor do Sexo; Amor, Sublime Amor (não foi indicada)), ao invés de Sophia Loren (Duas Mulheres)

1962: Bette Davis (O que Terá Acontecido a Baby Jane?) e/ou Joan Crawford (O que Terá Acontecido a Baby Jane?) (não foi indicada), ao invés de Anne Bancroft (O Milagre de Anne Sullivan)

1963: Natalie Wood (O Preço de um Prazer) e/ou Audrey Hepburn (Charada) (não foi indicada) e/ou Elizabeth Taylor (Cleópatra) (não foi indicada), ao invés de Patricia Neal (O Indomado)

1965: Julie Andrews (A Noviça Rebelde) e/ou Julie Christie (Doutor Jivago) (não foi indicada), ao invés de Julie Christie (Darling: A que Amou Demais)

1967: Faye Dunaway (Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas) e/ou Anne Bancroft (A Primeira Noite de um Homem), ao invés de Katharine Hepburn (Adivinhe Quem vem para Jantar)

1970: Sarah Miles (A Filha de Ryan), ao invés de Glenda Jackson (Mulheres Apaixonadas)

1972: Barbra Streisand (Essa Pequena é uma Parada) (não foi indicada), ao invés de Liza Minnelli (Cabaret)

1973: Ellen Burstyn (O Exorcista) e/ou Barbra Streisand (Nosso Amor de Ontem), ao invés de Glenda Jackson (Um Toque de Classe)

1974: Faye Dunaway (Chinatown) e/ou Gena Rowlands (Uma Mulher Sob Influência), ao invés de Ellen Burstyn (Alice Não Mora Mais Aqui)

1985: Whoopi Goldberg (A Cor Púrpura), ao invés de Geraldine Page (O Regresso para Bountiful)

1986: Sigourney Weaver (Aliens – O Resgate), ao invés de Marlee Matlin (Filhos do Silêncio)

1987: Glenn Close (Atração Fatal) e/ou Holly Hunter (Nos Bastidores da Notícia), ao invés de Cher (Feitiço da Lua)

1988: Glenn Close (Ligações Perigosas), ao invés de Jodie Foster (Acusados)

1994: Winona Ryder (Adoráveis Mulheres), ao invés de Jessica Lange (Céu Azul)

1997: Kate Winslet (Titanic) e/ou Judi Dench (Sua Majestade, Mrs. Brown) e/ou Helena Bonham Carter (Asas do Amor), ao invés de Helen Hunt (Melhor é Impossível)

1998: Fernanda Montenegro (Central do Brasil) e/ou Cate Blanchett (Elizabeth), ao invés de Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado)

1999: Annette Bening (Beleza Americana), ao invés de Hilary Swank (Meninos Não Choram)

2000: Ellen Burstyn (Réquiem para um Sonho), ao invés de Julia Roberts (Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento)

2001: Sissy Spacek (Entre Quatro Paredes) e/ou Nicole Kidman (Moulin Rouge: Amor em Vermelho; Os Outros (não foi indicada)) e/ou Naomi Watts (Cidade dos Sonhos) (não foi indicada), ao invés de Halle Berry (A Última Ceia)

2005: Felicity Huffman (Transamérica) e/ou Keira Knightley (Orgulho & Preconceito), ao invés de Reese Witherspoon (Johnny & June)

2009: Carey Mulligan (Educação) e/ou Meryl Streep (Julie & Julia), ao invés de Sandra Bullock (Um Sonho Possível)

2011: Viola Davis (Histórias Cruzadas) e/ou Rooney Mara (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres) e/ou Tilda Swinton (Precisamos Falar Sobre o Kevin) (não foi indicada), ao invés de Meryl Streep (A Dama de Ferro)

2019: Scarlett Johansson (História de um Casamento) e/ou Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres), ao invés de Renée Zellweger (Judy: Muito Além do Arco-Íris)

2020: Carey Mulligan (Bela Vingança), ao invés de Frances McDormand (Nomadland)

terça-feira, 12 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR ATOR AO OSCAR:

1928-29: Buster Keaton (O Homem das Novidades; Marinheiro de Encomenda) (não foi indicado), ao invés de Warner Baxter (No Velho Arizona)

1929-30: Lew Ayres (Sem Novidade no Front) (não foi indicado), ao invés de George Arliss (Disraeli)

1930-31: Charles Chaplin (Luzes da Cidade) (não foi indicado) e/ou James Cagney (Inimigo Público) (não foi indicado), ao invés de Lionel Barrymore (Uma Alma Livre)

1932-33: Paul Muni (O Fugitivo), ao invés de Charles Laughton (Os Amores de Henrique VIII)

1935: Charles Laughton (O Grande Motim) e/ou Clark Gable (O Grande Motim) e/ou Fred Astaire (O Picolino) (não foi indicado), ao invés de Victor McLaglen (O Delator)

1936: William Powell (Irene – A Teimosa) e/ou Gary Cooper (O Galante Mr. Deeds) e/ou Charles Chaplin (Tempos Modernos) (não foi indicado), ao invés de Paul Muni (A História de Louis Pasteur)

1938: James Cagney (Anjos de Cara Suja), ao invés de Spencer Tracy (Com os Braços Abertos)

1939: Clark Gable (...E o Vento Levou) e/ou James Stewart (A Mulher Faz o Homem) e/ou Laurence Olivier (O Morro dos Ventos Uivantes), ao invés de Robert Donat (Adeus, Mr. Chips)

1940: Charles Chaplin (O Grande Ditador) e/ou Henry Fonda (As Vinhas da Ira) e/ou Cary Grant (Jejum de Amor) (não foi indicado), ao invés de James Stewart (Núpcias de Escândalo)

1941: Orson Welles (Cidadão Kane), ao invés de Gary Cooper (Sargento York)

1943: Humphrey Bogart (Casablanca), ao invés de Paul Lukas (Horas de Tormenta)

1944: Charles Boyer (À Meia Luz) e/ou Fred MacMurray (Pacto de Sangue) (não foi indicado), ao invés de Bing Crosby (O Bom Pastor)

1946: James Stewart (A Felicidade Não se Compra) e/ou Cary Grant (Interlúdio) (não foi indicado), ao invés de Fredric March (Os Melhores Anos de Nossa Vida)

1947: Robert Mitchum (Fuga do Passado) (não foi indicado) e/ou Charles Chaplin (Monsieur Verdoux) (não foi indicado), ao invés de Ronald Colman (Fatalidade)

1948: Montgomery Clift (Perdidos na Tormenta) e/ou Humphrey Bogart (O Tesouro da Sierra Madre) (não foi indicado) e/ou Burt Lancaster (Uma Vida por um Fio) (não foi indicado), ao invés de Laurence Olivier (Hamlet)

1949: Kirk Douglas (O Invencível) e/ou Gregory Peck (Almas em Chamas), ao invés de Broderick Crawford (A Grande Ilusão)

1950: William Holden (Crepúsculo dos Deuses) e/ou James Stewart (Meu Amigo Harvey), ao invés de José Ferrer (Cyrano de Bergerac)

1951: Marlon Brando (Uma Rua Chamada Pecado) e/ou Montgomery Clift (Um Lugar ao Sol), ao invés de Humphrey Bogart (Uma Aventura na África)

1955: James Dean (Vidas Amargas; Juventude Transviada (não foi indicado)) e/ou Robert Mitchum (O Mensageiro do Diabo) (não foi indicado), ao invés de Ernest Borgnine (Marty)

1956: Rock Hudson (Assim Caminha a Humanidade) e/ou James Dean (Assim Caminha a Humanidade) e/ou Charlton Heston (Os Dez Mandamentos) (não foi indicado), ao invés de Yul Brynner (O Rei e Eu)

1958: Paul Newman (Gata em Teto de Zinco Quente) e/ou Tony Curtis (Acorrentados) e/ou Sidney Poitier (Acorrentados), ao invés de David Niven (Vidas Separadas)

1959: Jack Lemmon (Quanto Mais Quente Melhor) e/ou James Stewart (Anatomia de um Crime) e/ou Cary Grant (Intriga Internacional) (não foi indicado), ao invés de Charlton Heston (Ben-Hur)

1960: Jack Lemmon (Se Meu Apartamento Falasse) e/ou Anthony Perkins (Psicose) (não foi indicado), ao invés de Burt Lancaster (Entre Deus e o Pecado)

1961: Paul Newman (Desafio à Corrupção) e/ou Spencer Tracy (Julgamento em Nuremberg) e/ou Burt Lancaster (Julgamento em Nuremberg) (não foi indicado), ao invés de Maximilian Schell (Julgamento em Nuremberg)

1964: Peter Sellers (Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba) e/ou Richard Burton (Becket – O Favorito do Rei) e/ou Peter O'Toole (Becket – O Favorito do Rei), ao invés de Rex Harrison (Minha Bela Dama)

1965: Rod Steiger (O Homem do Prego) e/ou Richard Burton (O Espião que Saiu do Frio) e/ou Omar Sharif (Doutor Jivago) (não foi indicado), ao invés de Lee Marvin (Dívida de Sangue)

1966: Richard Burton (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?) e/ou Steve McQueen (O Canhoneiro do Yang-Tsé) e/ou Michael Caine (Como Conquistar as Mulheres), ao invés de Paul Scofield (O Homem que Não Vendeu sua Alma)

1967: Dustin Hoffman (A Primeira Noite de um Homem) e/ou Paul Newman (Rebeldia Indomável) e/ou Sidney Poitier (No Calor da Noite) (não foi indicado), ao invés de Rod Steiger (No Calor da Noite)

1968: Peter O'Toole (O Leão no Invernoe/ou Alan Arkin (Por que tem de ser assim?), ao invés de Cliff Robertson (Os Dois Mundos de Charly)

1969: Dustin Hoffman (Perdidos na Noite) e/ou Jon Voight (Perdidos na Noite), ao invés de John Wayne (Bravura Indômita)

1971: Malcolm McDowell (Laranja Mecânica) (não foi indicado), ao invés de Gene Hackman (Operação França)

1973: Al Pacino (Serpico) e/ou Jack Nicholson (A Última Missão) e/ou Robert Redford (Golpe de Mestre), ao invés de Jack Lemmon (Sonhos do Passado)

1974: Al Pacino (O Poderoso Chefão: Parte II) e/ou Jack Nicholson (Chinatown) e/ou Gene Hackman (A Conversação) (não foi indicado), ao invés de Art Carney (Harry – O Amigo de Tonto)

1977: Woody Allen (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) e/ou John Travolta (Os Embalos de Sábado à Noite) e/ou Richard Dreyfuss (Contatos Imediatos do Terceiro Grau) (não foi indicado), ao invés de Richard Dreyfuss (A Garota do Adeus)

1979: Peter Sellers (Muito Além do Jardim) e/ou Martin Sheen (Apocalypse Now) (não foi indicado), ao invés de Dustin Hoffman (Kramer vs. Kramer)

1986: William Hurt (Filhos do Silêncio) e/ou Sean Connery (O Nome da Rosa) (não foi indicado) e/ou Gary Oldman (Sid & Nancy – O Amor Mata) (não foi indicado), ao invés de Paul Newman (A Cor do Dinheiro)

1987: Robin Williams (Bom Dia, Vietnã), ao invés de Michael Douglas (Wall Street: Poder e Cobiça)

1992: Denzel Washington (Malcolm X) e/ou Clint Eastwood (Os Imperdoáveis) e/ou Robert Downey Jr. (Chaplin), ao invés de Al Pacino (Perfume de Mulher)

1993: Liam Neeson (A Lista de Schindler) e/ou Daniel Day-Lewis (Em Nome do Pai) e/ou Anthony Hopkins (Vestígios do Dia), ao invés de Tom Hanks (Filadélfia)

1995: Sean Penn (Os Últimos Passos de um Homem) e/ou Anthony Hopkins (Nixon) e/ou Mel Gibson (Coração Valente) (não foi indicado), ao invés de Nicolas Cage (Despedida em Las Vegas)

1997: Matt Damon (Gênio Indomável), ao invés de Jack Nicholson (Melhor é Impossível)

1998: Edward Norton (A Outra História Americana) e/ou Tom Hanks (O Resgate do Soldado Ryan) e/ou Jim Carrey (O Show de Truman: O Show da Vida) (não foi indicado), ao invés de Roberto Benigni (A Vida é Bela)

2000: Tom Hanks (Náufrago) e/ou Javier Bardem (Antes do Anoitecer) e/ou Christian Bale (Psicopata Americano) (não foi indicado), ao invés de Russell Crowe (Gladiador)

2001: Russell Crowe (Uma Mente Brilhante), ao invés de Denzel Washington (Dia de Treinamento)

2002: Daniel Day-Lewis (Gangues de Nova York) e/ou Jack Nicholson (As Confissões de Schmidt) e/ou Leonardo DiCaprio (Prenda-me se for Capaz) (não foi indicado), ao invés de Adrien Brody (O Pianista)

2003: Johnny Depp (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra) e/ou Bill Murray (Encontros e Desencontros), ao invés de Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos)

2008: Mickey Rourke (O Lutador) e/ou Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button) e/ou Colin Farrell (Na Mira do Chefe) (não foi indicado), ao invés de Sean Penn (Milk: A Voz da Igualdade)

2009: Colin Firth (Direito de Amar) e/ou Morgan Freeman (Invictus) e/ou Brad Pitt (Bastardos Inglórios) (não foi indicado), ao invés de Jeff Bridges (Coração Louco)

2011: Gary Oldman (O Espião Que Sabia Demais) e/ou Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo) e/ou Michael Fassbender (Shame) (não foi indicado), ao invés de Jean Dujardin (O Artista)

2012: Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) e/ou Joaquin Phoenix (O Mestre), ao invés de Daniel Day-Lewis (Lincoln)

2018: Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela) e/ou Christian Bale (Vice) e/ou Viggo Mortensen (Green Book: O Guia), ao invés de Rami Malek (Bohemian Rhapsody) 

segunda-feira, 11 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR DIRETOR AO OSCAR:

1927-28: – Drama: Fritz Lang (Metrópolis(não foi indicado), ao invés de Frank Borzage (Sétimo Céu)

               – Comédia: Ted Wilde (O Ás da Velocidade), ao invés de Lewis Milestone (Dois Cavaleiros Árabes)

1928-29: Carl Theodor Dreyer (O Martírio de Joana D'Arc) (não foi indicado), ao invés de Frank Lloyd (A Dama Divina)

1930-31: Charles Chaplin (Luzes da Cidade) (não foi indicado), ao invés de Norman Taurog (Skippy)

1931-32: Josef von Sternberg (O Expresso de Shanghai) e/ou Howard Hawks (Scarface: A Vergonha de uma Nação) (não foi indicado), ao invés de Frank Borzage (Depois do Casamento)

1932-33: Fritz Lang (M – O Vampiro de Dusseldorf) (não foi indicado) e/ou Mervyn LeRoy (O Fugitivo) (não foi indicado), ao invés de Frank Lloyd (Cavalgada)

1936: William Wyler (Fogo de Outono) e/ou Charles Chaplin (Tempos Modernos) (não foi indicado), ao invés de Frank Capra (O Galante Mr. Deeds)

1937: Gregory La Cava (No Teatro da Vida), ao invés de Leo McCarey (Cupido é Moleque Teimoso)

1938: Michael Curtiz (Anjos de Cara Suja) e/ou Jean Renoir (A Grande Ilusão) (não foi indicado), ao invés de Frank Capra (Do Mundo Nada se Leva)

1939: Frank Capra (A Mulher Faz o Homem) e/ou John Ford (No Tempo das Diligências) e/ou William Wyler (O Morro dos Ventos Uivantes), ao invés de Victor Fleming (...E o Vento Levou)

1941: Orson Welles (Cidadão Kane) e/ou John Huston (Relíquia Macabra (O Falcão Maltês)) (não foi indicado), ao invés de John Ford (Como Era Verde o Meu Vale)

1942: Michael Curtiz (A Canção da Vitória), ao invés de William Wyler (Rosa de Esperança)

1944: Billy Wilder (Pacto de Sangue) e/ou Alfred Hitchcock (Um Barco e Nove Destinos), ao invés de Leo McCarey (O Bom Pastor)

1946: Frank Capra (A Felicidade Não se Compra), ao invés de William Wyler (Os Melhores Anos de Nossa Vida)

1947: David Lean (Grandes Esperanças), ao invés de Elia Kazan (A Luz é para Todos)

1949: William Wyler (Tarde Demais) e/ou Robert Rossen (A Grande Ilusão) e/ou Carol Reed (O Ídolo Caído), ao invés de Joseph L. Mankiewicz (Quem é o Infiel?)

1950: Billy Wilder (Crepúsculo dos Deuses) e/ou Carol Reed (O 3º Homem), ao invés de Joseph L. Mankiewicz (A Malvada)

1951: Elia Kazan (Uma Rua Chamada Pecado) e/ou John Huston (Uma Aventura na África), ao invés de George Stevens (Um Lugar ao Sol)

1952: Fred Zinnemann (Matar ou Morrer), ao invés de John Ford (Depois do Vendaval)

1954: Alfred Hitchcock (Janela Indiscreta), ao invés de Elia Kazan (Sindicato de Ladrões)

1955: Nicholas Ray (Juventude Transviada) (não foi indicado) e/ou Charles Laughton (O Mensageiro do Diabo) (não foi indicado), ao invés de Delbert Mann (Marty)

1957: Sidney Lumet (12 Homens e uma Sentença), ao invés de David Lean (A Ponte do Rio Kwai)

1958: Alfred Hitchcock (Um Corpo que Cai) (não foi indicado), ao invés de Vincente Minnelli (Gigi)

1960: Alfred Hitchcock (Psicose), ao invés de Billy Wilder (Se Meu Apartamento Falasse)

1963: Federico Fellini (8½) e/ou Alfred Hitchcock (Os Pássaros) (não foi indicado), ao invés de Tony Richardson (As Aventuras de Tom Jones)

1964: Stanley Kubrick (Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba), ao invés de George Cukor (Minha Bela Dama)

1966: Mike Nichols (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?), ao invés de Fred Zinnemann (O Homem que Não Vendeu sua Alma)

1967: Sergio Leone (Três Homens em Conflito) (não foi indicado), ao invés de Mike Nichols (A Primeira Noite de um Homem)

1968: Stanley Kubrick (2001: Uma Odisséia no Espaço), ao invés de Carol Reed (Oliver!)

1971: Stanley Kubrick (Laranja Mecânica), ao invés de William Friedkin (Operação França)

1972: Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão), ao invés de Bob Fosse (Cabaret)

1973: William Friedkin (O Exorcista), ao invés de George Roy Hill (Golpe de Mestre)

1976: Sidney Lumet (Rede de Intrigas) e/ou Alan J. Pakula (Todos os Homens do Presidente) e/ou Martin Scorsese (Taxi Driver: Motorista de Táxi) (não foi indicado), ao invés de John G. Avildsen (Rocky: Um Lutador)

1978: Alan Parker (O Expresso da Meia-Noite) e/ou Terrence Malick (Cinzas no Paraíso) (não foi indicado), ao invés de Michael Cimino (O Franco Atirador)

1979: Francis Ford Coppola (Apocalypse Now) e/ou Bob Fosse (O Show Deve Continuar) e/ou Ridley Scott (Alien – O 8º Passageiro) (não foi indicado), ao invés de Robert Benton (Kramer vs. Kramer)

1980: Martin Scorsese (Touro Indomável) e/ou David Lynch (O Homem Elefante), ao invés de Robert Redford (Gente como a Gente)

1981: Steven Spielberg (Os Caçadores da Arca Perdida), ao invés de Warren Beatty (Reds)

1982: Steven Spielberg (E.T.: O Extraterrestre), ao invés de Richard Attenborough (Gandhi)

1983: Ingmar Bergman (Fanny e Alexander), ao invés de James L. Brooks (Laços de Ternura)

1985: Akira Kurosawa (Ran) e/ou Robert Zemeckis (De Volta Para O Futuro) (não foi indicado) e/ou Steven Spielberg (A Cor Púrpura) (não foi indicado), ao invés de Sydney Pollack (Entre Dois Amores)

1988: Alan Parker (Mississippi em Chamas), ao invés de Barry Levinson (Rain Man)

1989: Peter Weir (Sociedade dos Poetas Mortos), ao invés de Oliver Stone (Nascido em 4 de Julho)

1990: Martin Scorsese (Os Bons Companheiros), ao invés de Kevin Costner (Dança com Lobos)

1994: Quentin Tarantino (Pulp Fiction: Tempo de Violência) e/ou Tim Burton (Ed Wood) (não foi indicado), ao invés de Robert Zemeckis (Forrest Gump: O Contador de Histórias)

1995: David Fincher (Seven: Os Sete Crimes Capitais) (não foi indicado), ao invés de Mel Gibson (Coração Valente)

1996: Joel Coen (Fargo: Uma Comédia de Erros) e/ou Mike Leigh (Segredos e Mentiras) e/ou Milos Forman (O Povo Contra Larry Flint), ao invés de Anthony Minghella (O Paciente Inglês)

1997: Paul Thomas Anderson (Boogie Nights: Prazer Sem Limites) (não foi indicado), ao invés de James Cameron (Titanic)

1999: David Fincher (Clube da Luta) (não foi indicado), ao invés de Sam Mendes (Beleza Americana)

2000: Ang Lee (O Tigre e o Dragão) e/ou Ridley Scott (Gladiador), ao invés de Steven Soderbergh (Traffic: Ninguém Sai Limpo)

2001: Peter Jackson (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel) e/ou Ridley Scott (Falcão Negro em Perigo) e/ou David Lynch (Cidade dos Sonhos), ao invés de Ron Howard (Uma Mente Brilhante)

2008: David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button) e/ou Christopher Nolan (Batman: O Cavaleiro das Trevas) (não foi indicado), ao invés de Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)

2009: Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) e/ou James Cameron (Avatar), ao invés de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)

2010: David Fincher (A Rede Social) e/ou Christopher Nolan (A Origem) (não foi indicado), ao invés de Tom Hooper (O Discurso do Rei)

2011: Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret), ao invés de Michel Hazanavicius (O Artista)

2014: Richard Linklater (Boyhood: Da Infância à Juventude) e/ou Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste), ao invés de Alejandro G. Iñárritu (Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância))

2018: Spike Lee (Infiltrado na Klan), ao invés de Alfonso Cuarón (Roma)

2020: Thomas Vinterberg (Druk – Mais Uma Rodada) e/ou Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago) (não foi indicado), ao invés de Chloé Zhao (Nomadland)

2021: Kenneth Branagh (Belfast) e/ou Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car) e/ou Denis Villeneuve (Duna) (não foi indicado), ao invés de Jane Campion (Ataque dos Cães)

2022: Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin) e/ou Steven Spielberg (Os Fabelmans) e/ou Todd Field (Tár), ao invés de Daniel Kwan, Daniel Scheinert (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) 

domingo, 10 de março de 2024

MINHA ESCOLHA DE MELHOR FILME AO OSCAR:

1927-28: Metrópolis (não foi indicado), ao invés de Asas 

1928-29: O Martírio de Joana D'Arc (não foi indicado), ao invés de Melodia da Broadway 

1930-31: Luzes da Cidade (não foi indicado), ao invés de Cimarron

1931-32: Scarface: A Vergonha de uma Nação (não foi indicado), ao invés de Grande Hotel

1932-33: O Fugitivo e/ou M – O Vampiro de Dusseldorf (não foi indicado), ao invés de Cavalgada

1935: O Picolino, ao invés de O Grande Motim

1936: Tempos Modernos (não foi indicado), ao invés de Ziegfeld – O Criador de Estrelas

1937: No Teatro da Vida e/ou Cupido é Moleque Teimoso, ao invés de A Vida de Emile Zola

1938: A Grande Ilusão e/ou Anjos de Cara Suja (não foi indicado), ao invés de Do Mundo Nada se Leva

1940: As Vinhas da Ira e/ou O Grande Ditador e/ou Núpcias de Escândalo, ao invés de Rebecca – A Mulher Inesquecível

1941: Cidadão Kane e/ou Relíquia Macabra (O Falcão Maltês), ao invés de Como Era Verde o Meu Vale

1942: A Canção da Vitória, ao invés de Rosa de Esperança

1944: Pacto de Sangue, ao invés de O Bom Pastor 

1946: A Felicidade Não se Compra, ao invés de Os Melhores Anos de Nossa Vida

1947: De Ilusão Também se Vive e/ou Grandes Esperanças, ao invés de A Luz é para Todos

1948: O Tesouro da Sierra Madre, ao invés de Hamlet

1949: Tarde Demais, ao invés de A Grande Ilusão 

1950: Crepúsculo dos Deuses, ao invés de A Malvada

1951: Uma Rua Chamada Pecado e/ou Um Lugar ao Sol, ao invés de Sinfonia de Paris 

1952: Matar ou Morrer e/ou Cantando na Chuva (não foi indicado), ao invés de O Maior Espetáculo da Terra 

1955: Juventude Transviada (não foi indicado) e/ou O Mensageiro do Diabo (não foi indicado), ao invés de Marty

1956: Assim Caminha a Humanidade e/ou Os Dez Mandamentos, ao invés de A Volta ao Mundo em 80 Dias 

1957: 12 Homens e uma Sentença, ao invés de A Ponte do Rio Kwai

1958: Um Corpo que Cai (não foi indicado), ao invés de Gigi

1960: Psicose (não foi indicado), ao invés de Se Meu Apartamento Falasse 

1963: Fugindo do Inferno (não foi indicado) e/ou 8½ (não foi indicado), ao invés de As Aventuras de Tom Jones 

1964: Dr. Fantástico ou: Como eu Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba e/ou Mary Poppins, ao invés de Minha Bela Dama

1965: Doutor Jivago, ao invés de A Noviça Rebelde 

1966: Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, ao invés de O Homem que Não Vendeu sua Alma 

1967: A Primeira Noite de um Homem e/ou Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas e/ou Três Homens em Conflito (não foi indicado), ao invés de No Calor da Noite

1968: 2001: Uma Odisséia no Espaço (não foi indicado), ao invés de Oliver! 

1971: Laranja Mecânica, ao invés de Operação França 

1973: O Exorcista, ao invés de Golpe de Mestre 

1976: Rede de Intrigas e/ou Taxi Driver: Motorista de Táxi e/ou Todos os Homens do Presidente, ao invés de Rocky: Um Lutador

1977: Guerra nas Estrelas, ao invés de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

1979: Apocalypse Now, ao invés de Kramer vs. Kramer

1980: Touro Indomável, ao invés de Gente como a Gente 

1981: Os Caçadores da Arca Perdida, ao invés de Carruagens de Fogo

1982: E.T.: O Extraterrestre, ao invés de Gandhi 

1983: Os Eleitos: Onde o Futuro Começa e/ou Fanny e Alexander (não foi indicado), ao invés de Laços de Ternura

1985: A Cor Púrpura e/ou De Volta Para O Futuro (não foi indicado), ao invés de Entre Dois Amores

1988: Mississippi em Chamas, ao invés de Rain Man

1989: Sociedade dos Poetas Mortos, ao invés de Conduzindo Miss Daisy

1990: Os Bons Companheiros, ao invés de Dança com Lobos  

1994: Pulp Fiction: Tempo de Violência e/ou Um Sonho de Liberdade, ao invés de Forrest Gump: O Contador de Histórias

1995: Seven: Os Sete Crimes Capitais (não foi indicado), ao invés de Coração Valente

1996: Fargo: Uma Comédia de Erros, ao invés de O Paciente Inglês 

1997: Los Angeles: Cidade Proibida, ao invés de Titanic

1998: O Resgate do Soldado Ryan, ao invés de Shakespeare Apaixonado

1999: À Espera de um Milagre e/ou Clube da Luta (não foi indicado), ao invés de Beleza Americana

2001: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e/ou Amnésia (não foi indicado), ao invés de Uma Mente Brilhante 

2002: O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e/ou O Pianista e/ou Gangues de Nova York, ao invés de Chicago 

2005: O Segredo de Brokeback Mountain, ao invés de Crash: No Limite

2008: O Curioso Caso de Benjamin Button e/ou Batman: O Cavaleiro das Trevas (não foi indicado), ao invés de Quem Quer Ser um Milionário?

2009: Avatar e/ou Bastardos Inglórios, ao invés de Guerra ao Terror

2010: A Rede Social e/ou A Origem, ao invés de O Discurso do Rei

2011: A Invenção de Hugo Cabret, ao invés de O Artista

2012: Django Livre e/ou As Aventuras de Pi, ao invés de Argo

2014: Boyhood: Da Infância à Juventude e/ou O Grande Hotel Budapeste, ao invés de Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) 

2015: O Regresso e/ou Mad Max: Estrada da Fúria, ao invés de Spotlight: Segredos Revelados 

2016: La La Land: Cantando Estações e/ou Manchester à Beira-Mar e/ou Lion: Uma Jornada para Casa, ao invés de Moonlight: Sob a Luz do Luar

2017: Três Anúncios para um Crime e/ou Dunkirk e/ou Corra!, ao invés de A Forma da Água 

2018: Roma e/ou Infiltrado na Klan, ao invés de Green Book: O Guia

2020: Meu Pai, ao invés de Nomadland

2021: Duna e/ou Drive My Car e/ou Belfast, ao invés de No Ritmo do Coração

2022: Os Banshees de Inisherin e/ou Os Fabelmans e/ou Nada de Novo no Front, ao invés de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

ESCOLHAS ALTERNATIVAS PARA OS VENCEDORES DO OSCAR DE 2022:

Melhor Filme: Os Banshees de Inisherin e/ou Os Fabelmans e/ou Nada de Novo no Front

Melhor Diretor: Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin) e/ou Steven Spielberg (Os Fabelmans) e/ou Todd Field (Tár)

Melhor Ator: Brendan Fraser (A Baleia)

Melhor Atriz: Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Atriz Coadjuvante: Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Roteiro Original: Os Banshees de Inisherin (Martin McDonagh) e/ou Os Fabelmans (Steven Spielberg, Tony Kushner) e/ou Tár (Todd Field)

Melhor Roteiro Adaptado: Nada de Novo no Front (Edward Berger, Lesley Paterson, Ian Stokell)

Melhor Filme Internacional: Nada de Novo no Front (Alemanha)

Melhor Filme de Animação: Pinóquio por Guillermo del Toro

Melhor Fotografia: Top Gun: Maverick (Claudio Miranda) (não foi indicado)

Melhor Desenho de Produção: Nada de Novo no Front

Melhor Figurino: Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Melhor Maquiagem e Penteado: A Baleia

Melhor Montagem: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Paul Rogers)

Melhores Efeitos Visuais: Avatar: O Caminho da Água

Melhor Som: Top Gun: Maverick

Melhor Trilha Sonora Original: Nada de Novo no Front (Volker Bertelmann) e/ou Batman (Michael Giacchino) (não foi indicado)

Melhor Canção Original: RRR: Revolta, Rebelião, Revolução (Por canção "Naatu Naatu".)

Melhor Documentário: Navalny

Melhor Documentário de Curta-Metragem: Como Cuidar de um Bebê Elefante

Melhor Animação de Curta-Metragem: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo 

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

ESCOLHAS ALTERNATIVAS PARA OS VENCEDORES DO OSCAR DE 2021:

Melhor Filme: Duna e/ou Drive My Car e/ou Belfast

Melhor Diretor: Kenneth Branagh (Belfast) e/ou Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car) e/ou Denis Villeneuve (Duna) (não foi indicado)

Melhor Ator: Will Smith (King Richard: Criando Campeãs)

Melhor Atriz: Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)

Melhor Ator Coadjuvante: Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)

Melhor Atriz Coadjuvante: Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor)

Melhor Roteiro Original: Belfast (Kenneth Branagh)

Melhor Roteiro Adaptado: Drive My Car (Ryûsuke Hamaguchi, Takamasa Ôe)

Melhor Filme Internacional: Drive My Car (Japão)

Melhor Filme de Animação: Encanto

Melhor Fotografia: Duna (Greig Fraser)

Melhor Desenho de Produção: Duna

Melhor Figurino: Cruella

Melhor Maquiagem e Penteado: Os Olhos de Tammy Faye

Melhor Montagem: Duna (Joe Walker)

Melhores Efeitos Visuais: Duna e/ou Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Melhor Som: Duna

Melhor Trilha Sonora Original: Duna (Hans Zimmer)

Melhor Canção Original: 007: Sem Tempo Para Morrer (Por canção "No Time to Die".)

Melhor Documentário: Summer of Soul (...ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)

Melhor Animação de Curta-Metragem: A Sabiá Sabiazinha